fbpx

Pandemônio

Segunda-feira, 23 de março de 2020
Pandemônio

Lucas 21:26
… Em todo o mundo muitas pessoas desmaiarão de terror ao pensarem no que vai acontecer …

A pandemia de COVID-19, causada pela disseminação descontrolada do vírus, conhecida como SARS Coronavirus 2, está causando um Pandemônio global.

Quanto às pandemias, historicamente, se apenas usarmos o número de mortes como uma parcela da população global, o Covid-19 ainda é um evento relativamente pequeno. Hoje enquanto escrevo, de 7,8 bilhões de pessoas, temos menos de 20.000 mortes.

Apenas para nos ajudar a entender a escala, há um século a Gripe Espanhola de 1918 matou cerca de 50 a 100 milhões de pessoas dentre a população mundial que era 1,8 bilhão. Se você gosta de dados para comparação, a Peste Bubônica, em meados de 1300, matou cerca de 200 milhões de pessoas, quase a metade a população global. Reduzindo a população da Europa em 60%.

O COVID-19 é grande nos últimos tempos porque o primeiro SARS matou 770 pessoas em 2003 e o Ebola 11.300 entre 2014 e 2016. Esquecemos rapidamente que, recentemente, 2009-2010, a Gripe Suína tirou cerca de 200.000 vidas.

Um grande diferencial que leva a atual pandemia rapidamente ao pânico e ao pandemônio é a internet e as mídias sociais. A mídia social nos capacita a combater a propagação de uma doença devido à rapidez com que as informações podem ser compartilhadas, nos ajudando a responder adequadamente. Da mesma forma, nas mãos dos homens pecadores, a mesma mídia social é uma ferramenta para espalhar o medo com notícias falsas.

Diante do pandemônio pandêmico, o púlpito deve ser uma ferramenta para levar a paz de Deus às pessoas, que supera todo entendimento “E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus. ” Filipenses 4: 7
Isso, porém, significa que a pregação contemporânea deve voltar a se enraizar na sã doutrina e afastar-se da filosofia e do dogma da Nova Era.

Por exemplo, os filósofos da Nova Era convenceram muitos pregadores de que um Deus bom não permitiria que coisas ruins acontecessem. Essa filosofia resultou na marca da pandemia como obra do diabo, e na oração para que a pandemia seja detida rapidamente.

Poucos consideraram que essa poderia ser a obra de Deus e que não iria parar até que o propósito de Deus fosse cumprido. Não devemos permitir que as reinvenções da Nova Era de Deus assumam nossa compreensão e apreciação de quem Deus é e o que ele faz.

Duas coisas são importantes aqui, uma da história e a outra da profecia. Em termos de história, Deus freqüentemente usou doenças, enfermidades e epidemias para realizar Seus propósitos na vida das pessoas e na terra. Por razões de espaço, vamos usar uma história. “Então o Senhor chegou a Moisés e Arão:“ Então o Senhor Deus disse a Moisés e a Arão:
Peguem punhados de cinza de um forno, e que Moisés jogue essa cinza para o ar diante do rei do Egito. 9 Ela se espalhará como um pó fino sobre toda a terra do Egito, e em todos os lugares a cinza produzirá tumores que se abrirão em úlceras nas pessoas e nos animais.” Êxodo 9: 8, 9

Em termos de profecia, o próprio Jesus e Seus apóstolos depois dele, delinearam claramente a natureza cataclísmica dos eventos que dominariam o mundo antes do retorno de Jesus. Se ainda acreditamos que Jesus está voltando, devemos ter cuidado ao ficarmos desconfortáveis ​​e com medo à medida que as “dores do parto continuam”.

O apóstolo Paulo escreveu aos tessalonicenses sobre isso: “Pois vocês sabem muito bem que o Dia do Senhor virá como um ladrão, na calada da noite. 3 Quando as pessoas começarem a dizer: “Tudo está calmo e seguro”, então é que, de repente, a destruição cairá sobre elas. As pessoas não poderão escapar, pois será como uma mulher que está sentindo as dores de parto. ” 1 Tessalonicenses 5: 2, 3

O apóstolo Pedro tem uma visão profética muito assustadora para onde estamos indo, essa visão é mais vívida do que a narrativa de Paulo e pior do que a pandemia induzida pelo vírus da Corona, “ Porém o Dia do Senhor chegará como um ladrão. Naquele dia os céus vão desaparecer com um barulho espantoso, e tudo o que há no Universo será queimado. A terra e tudo o que existe nela vão sumir.” 2 Pedro 3:10

O próprio Jesus profetizou Pandemônios, exceto que o Pandemônio deveria ser encontrado no coração daqueles que O rejeitaram, no entanto, nós os salvos deveríamos “olhar para cima e erguer [nossas] cabeças, porque [nossa] Redenção se aproxima.” Lucas 21:28

Esta pandemia do COVID-19 e o pandemônio que causou, levou alguns a declararem que realmente esses são os últimos dias. É interessante que em todas as gerações haja um evento que faça com que alguns digam isso. Foi pregado durante a primeira guerra mundial e depois novamente na segunda. Foi pregado durante a Peste Negra e durante o surto de varíola, e durante o surto de cólera, e durante o surto de febre amarela e durante a gripe espanhola, e assim por diante.

Ninguém sabe o dia ou a hora, este não é o fim do mundo. Esta pandemia é, no entanto, uma ferramenta na mão de Deus que permanece comprometido com suas promessas em Cristo. Sim devemos orar, mas não oremos errados. Devemos encarar o fato de que, quando oramos e pedimos a Deus que faça algo, façamos isso acreditando e tendo fé de que Ele pode fazer o que pedimos, mas também acreditamos, com a mesma firmeza, que o Soberano de Deus superará nossos pedidos.

Pense nessas coisas:

  1. Você tem uma visão bíblica clara do mundo através da qual é capaz de processar eventos mundiais?
  2. Sua igreja ensina e prega regularmente sobre a vinda de Cristo, para que você possa entender como pode ‘apressar’ o retorno dEle?
  3. Você se sente completamente à vontade com sua vida aqui na terra neste momento ou você deseja estar longe daqui e presente com Deus?

Foco da oração:

Oremos hoje para que, apesar de tudo o que está acontecendo, não tenhamos medo, mas continuemos a ter esperança em Deus.

Em Sua Graça
Pastor Alex

Traduzido do inglês por: Giordanni de Carvalho

Post a comment

Print your tickets